quarta-feira, 1 de abril de 2020

Patrimônio Março 2020 ( R$ 8493,22 ; - 14,06 %)

Fala pessoal.  Tudo bem?? Todos vivos? Espero que sim.

Aqui como vocês podem ver o patrimônio caiu bastante nesse mês graças à crise do Corona Vírus e também a minha alta exposição à renda variável. Assim como muitos aqui da blogosfera fui devidamente batizado e doeu bastante. O sonho dos 10k ficou pro próximo mês, ou quiçá pra maio ainda dependendo do mercado. Vamos colocar a prova agora essa tese de longo prazo né. Quem sabe daqui uns 10 ou 15 anos eu recupere as perdas de agora.

Como boa sardinha iniciante que sou enchi a mão na queda do dia 09/03 e comprei todo o aporte em ações e FIIs. Absolutamente tudo que eu comprei caiu ainda mais e eu vi todo o aporte ir pro saco e ainda "perdi" mais. Fica a lição pra aprender a não sair mais do plano. Fui ganancioso, não aportei em renda fixa e só rodei. Paciência.

Treinos

Estou treinando em casa bem certinho. Infelizmente não é a mesma coisa que treinar na academia mas eu fiz um bem bolado com sacos de arroz de 5 kg e um cabo de vassoura pra fazer uma barra com pesos. Dá pra fazer agachamento livre, levantamento terra, remada em pé, desenvolvimento pro ombro (frente e trás), rosca direta e mais alguns. Além disso estou fazendo outros exercício livres como flexões, tríceps banco entre outros. De acordo com a namorada eu tenho até emagrecido durante o afastamento social. Mas só vou saber mesmo quando a academia abrir e eu me pesar novamente. 

                                                  Fiz algo muito parecido com isso

Outra coisa que tenho feito é correr numa praça que tem aqui perto de casa umas 3 vezes por semana. Notei é que a galera parece não estar respeitando muito a quarentena, os botecos cheios de tiozões sessentões e as praças cheio de gente correndo e passeando normalmente, inclusive idosos.


INVESTIMENTOS

Novamente aporte de R$ 1000,00.


Renda Fixa

Conforme dito na introdução fui cabaço e não aportei nada na renda fixa. Tenho agora R$ 2006,15 em Tesouro Direto e  R$ 602,40  na Poupança. Ambos compondo a RE que ainda não precisei usar.

Ações

Mantendo a estratégia de super diversificação de empresas segui o plano e comprei 7 ações da EZTC3 a R$ 38,00. Essa empresa é uma das únicas do ramo de construção que tem uma gestão conservadora e dívida controlada. Ou seja, a única empresa redondinha entre as construtoras.

Planejo comprar agora em abril a IRB Brasil. Essa empresa está passando por uma espécie de crise de governança por conta de um monte de rolo. Teve demissões de diretores, falaram que o Buffet ia comprar mas no fim era mentira. Tem também um fundo dizendo que o balanço contábil deles é superestimado. No entanto esse mesmo fundo tinha apostado um alto montante na queda das ações de IRB3, o que me faz crer que essa acusação deles é no mínimo suspeita. Pra mim, a empresa caiu mais na cotação do que nos fundamentos, o que me faz querer ter meus 2 % em IRBR3.

FIIs

Seguindo o plano aumentei minha posição em XPML11 comprando 2 cotas a R$ 124,10 ( sim, comprei caro perto do que está valendo agora) e incluí na carteira o HGRE11, comprando 1 cota a R$ 178,00.

O HGRE é um fundo diversificado do setor de lajes corporativas que possui 22 ativos em 4 Estados diferentes da região Sul e Sudeste:  SP, RJ, PR e RS.

Evolução Patrimonial




Primeira vez que o patrimônio não cresce desde que eu comecei a investir em junho de 2019. Rentabilidade do mês de  - 21,96 % calculada pela gloriosa planilha do Além da Poupança.

Distribuição



Agora a carteira tem 30,71 % em renda fixa, 46,88 % em ações e 22,28 % em FIIs distribuídos conforme o gráfico.



Pode-se notar que eu estou mais concentrado, no momento, no setor financeiro com 38 %.



Para os FIIs eu vou tentar manter uma alocação mais equilibrada entre os setores. No entanto pretendo ter mais no setor de logística. 

Renda Passiva


Nesse mês eu teria batido recorde de renda passiva não fosse o XPML11 ter decidido não pagar dividendo. Mas tudo bem, passei perto e acabei descobrindo que os FIIs são obrigados a distribuir seus lucros a cada 6 meses e não todos os meses como eu pensava. 

Acho que por hoje é só. 

Espero que acabe logo essa quarentena, não aguento mais ficar em casa. Tem o lado bom do home office, que pra mim é tranquilo, mas confesso que estou sentindo falta de sair pra beber e ver a família e amigos. Coisas que a gente não dá o devido valor quando tem sempre não é??

Abraço e até a próxima!!

"É devagar, é devagar, é devagar é devagar devagarinho." 

6 comentários:

  1. Gostei do improviso da academia!
    Logo logo vc chega nos 10k, e espero chegar tbm!!

    engordarmeuporquinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PM. Seja bem vinda! O jeito foi improvisar né. kkkk
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Shwo de bola LF. Estou conhecendo seu blog agora. Muito bacana ver as pessoas começando de pouco, indo de grão em grão como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso aqui o grão é bem pequeno mesmo kkk. Mas vamos aos poucos formando um patrimônio de respeito.
      Abraaço!!

      Excluir
  3. Mandou muito bem com a academia, e eu aqui fazendo miseras flexões achando que estava me esforçando. Sobre a renda variável, é assim mesmo, o seu "erro" foi aporta tudo que tinha na primeira queda. Eu aprendi um pouco com isso tb, aportei muito nas primeiras quedas, mas mantive caixa e consegui aporta 4x muita coisa em março, se tivesse mais uma quedinha eu ia zerar a minha reserva de emergencia, mas as patadas do urso pararam =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EI. Cara, eu fui muito inocente. Mas serviu de aprendizado pra não fazer mais nas próximas. Vc vai aportar sua reserva de emergência, é isso? Ou quis dizer reserva de oportunidade?
      abraaço

      Excluir

Patrimonio Fevereiro 2024 (R$ 32.366,74 ; + 1,02%)

Fala pessoal. Tudo bem com vocês? Postagem curta só para fazer o acompanhamento do patrimônio. TODOS OS DADOS SÃO DO DIA 01 DE MARÇO TREINOS...