segunda-feira, 2 de março de 2020

Patrimônio Fevereiro 2020 ( R$ 9882,93 ; + 9,92 %)

Oi pessoal tudo bem?

Esse mês foi péssimo pra minha vida. Perdi uma pessoa muito querida e especial pra mim e pra toda minha família. Meu pai se foi. Infelizmente ele contraiu um câncer no intestino e teve que fazer uma cirurgia meio às pressas. A cirurgia foi um sucesso mas na recuperação teve uma sepse e não resistiu. 

Agradeço a Deus por ele não ter sofrido por muito tempo tendo uma morte tranquila e sem muita dor. A ficha ainda está caindo pra nossa família mesmo ele já sendo idoso (74 anos) a notícia pegou todo mundo de surpresa já que a cirurgia tinha ido bem.

Nesse mês vou fazer uma postagem mais curta só para constar e me manter no ranking de patrimônio onde eu sou, no momento, o penúltimo colocado.

Segue o link para acompanhamento:


Treinos

Fui menos na academia nesse mês mas acho que mantive o peso meio na mesma. Não me lembrei de pesar então vai ficar sem gráfico mesmo.

INVESTIMENTOS

Nesse mês o aporte foi de R$ 1000,00 mantendo a média dos últimos meses.

Renda Fixa 

Nesse mês aportei R$ 500,00 na poupança e nada no tesouro direto totalizando 600,87 na poupança e 2000,02 em tesouro Selic. 

Ações

Comprei nesse mês 16 ações de BBDC3 a 27,14. Acho que o BRADESCO dispensa comentários em relação à qualidade da empresa, não é?

Bem no final do mês a BB seguridade pagou dividendos fazendo com que eu ficasse com algum dinheiro "sobrando" no caixa. Aproveitei e aumentei minha posição em Klabin comprando mais 10 ações a R$ 3,98.

Ainda continuo com a intenção de incluir EZTEC. Além disso também estou estudando a inclusão de alguma empresa de saneamento, não sei ainda se Sabesp ou Sanepar.

FIIs

Mantendo a estratégia de aumentar sempre a renda passiva comprei dois FIIs diferentes: VRTA11 e VISC. O primeiro é um FII de papel que investe  majoritariamente em recebíveis imobiliários. Já o segundo é um FII de shopping que possui em seu portfólio 13 ativos em 9 Estado diferentes, ou seja, apresenta uma excelente diversificação. 

Infelizmente a renda variável manteve a queda de janeiro. Mas ao menos a minha carteira se mostrou não ser correlacionada com o IBOVESPA. Caiu "apenas" 1,08%, o que já me fez ficar abaixo dos 10k. Ficou para o mês que vem mesmo. 

Vamos aos gráficos:

Evolução Patrimonial 


Assim como em janeiro a rentabilidade segue negativa por conta do medo do corona vírus.

Obs: rentabilidade calculada usando a excelente planilha do Além da Poupança.

Distribuição 



Hoje a carteira tem 32,10 % em renda fixa (poupança mais Tesouro Selic),  53,36 em ações e 20,30 em FIIs distribuídos conforme o gráfico.

Renda Passiva



Ao menos uma notícia boa. Nesse mês batemos um recorde de renda passiva graças à BB Seguridade que pagou incríveis 30,52 em dividendos nesse mês. Para quem tem apenas 16 ações achei bastante dinheiro. 

Bom pessoal, por hoje é isso. 

Espero que mês que vem as coisas tenham se acalmado na nossa família e também na bolsa.

Um abraço e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Meus sentimentos pela sua perda. Você parece estar "tranquilo" e lidando bem com a situação, espero que consiga dar algum alento para a família.
    Que Março seja melhor para todo mundo, o tempo é nosso aliado tanto para esses momentos de dor, quanto para nos melhorar financeiramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryca! Obrigado pelo carinho. É complicado ficar tranquilo nesse tipo de situação. A ficha ainda está caindo aos poucos. Ainda bate de vez em quando aquela angústia de saber que não vamos mais poder falar e nem ver a pessoa. Mas dizem que só o tempo melhora isso não é? :(
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Meus pêsames pela sua perda... Infelizmente não há nesse mundo consolo imediato... Só o tempo mesmo. Continue firme que tudo muda uma hora.

    Sobre o Blog, não conhecia e gostei muito! Sinto que é gente como a gente kkk. Como disse lá no meu Blog estou começando agora, legal ter alguém nos mesmos degraus mais ou menos!

    Sucesso pra nós!

    www.ofisicoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força. Só o tempo mesmo. Não tem muito jeito.
      O blog é novo ainda e a idéia é ir comentando as minhas decisões financeiras tanto boas como ruins. Um blog parecido e com uma capacidade de aporte semelhante é o buyandholdbrasil.wordpress.com. Ele começou antes a investir e apresenta a vantagem de ser bem mais organizado que eu haha.
      Abraço!

      Excluir

Patrimônio Março 2024 (R$ 32.298,28 ; -0,21%)

Fala pessoal. Tudo bem com vocês? Mais um mês sem aporte mas ao menos tenho conseguido parar de tirar dinheiro. Em breve volto aos trilhos. ...