domingo, 2 de fevereiro de 2020

Patrimônio Janeiro 2020 ( R$ 8990,54 ; + 17,54 %)

Fala pessoal. Tudo bem?

Vamos lá para a primeira postagem do ano que, se Deus quiser, e o corona vírus permitir vai ser um bom ano pra gente. Honestamente, eu não consigo entender o que leva uma pessoa a vender suas ações só porque tem gente morrendo no mundo. Já vi diversas vezes gripes do tipo  e no final das contas elas acabam nem matando tanta gente assim. Serve mais pro povo ficar em pânico lavando as mãos toda hora e usando aquelas máscaras toscas (já to vendo isso por aqui inclusive).

O aporte foi de R$ 1450,00. No próximo mês vou reduzir bem o aporte pois vou viajar pra Curitiba no carnaval e vai morrer uma graninha nessa brincadeira. 

Treinos

Voltei a pegar pesado nos treinos e na dieta e o corpo respondeu muito bem nesse mês. Perdi 2 kg em relação à última pesagem. To fazendo uma dieta com bastante proteína de carne branca e além disso também troquei os carboidratos normais por suas versões integrais, o que aumenta o valor biológico dos alimentos. Os carboidratos integrais demoram mais pra ser digeridos e também geram um menor pico na insulina, dando uma sensação de maior saciedade depois de comer. Segue o gráfico do gordinho: 


INVESTIMENTOS

Renda Fixa

Nesse mês comprei mais 3 cotas de Tesouro Selic por 314,27 e mais 100 Pila pra poupança. Quero ver se eu começo  a aumentar meus aportes na renda fixa. Minha reserva de emergência ainda está muito baixa e eu to correndo muito risco desnecessário pra quem tem apenas 6 meses como investidor. Ainda estou muito longe de ter 6 vezes o meu salário na RE.

Ações

Comprei 16 ações de BBSE3 totalizando 590,4. Essa empresa é do ramo de seguros, era do Banco do Brasil e foi desvinculada passando a ser uma empresa própria. Esse fenômeno é chamado de Spin Off. Apesar disso ela ainda é em sua maior parte de propriedade do Banco do Brasil (55% das ações). Isso pra algumas pessoas já inviabiliza o investimento. No meu caso gosto de empresas lucrativas e não me importo muito se é estatal ou não.  

Como plano de compras pros próximos meses quero comprar Bradescão pra aumentar minha posição no mercado financeiro. ITAUSA já me deixa exposto ao Itaú e o Bradesco segue sendo um excelente Banco pra se investir.

Ainda quero também incluir a EZTEC pra me expor ao mercado de construção civil.

FIIs

Seguindo a estratégia sigo comprando FIIs para aumentar a renda passiva pra um dia conseguir comprar mais ações e FIIs só com ela. Nesse mês comprei 1 cota de HGLG11 a 210,14 e 2 cotas de XPLG11 a 291,14.

No início do ano tivemos uma correção nos preços dos FIIs. Nada que me gere preocupação já que no ano passado todos eles subiram até demais. No entanto, praticamente todos os FIIs que eu analisei estão com P/VPA maior que 1,0, fazendo com que eles fiquem meio caros pra se comprar. Não vou deixar de aportar mas vou dar uma reduzida. Comprar só 1 mesmo até dar uma reduzida nesses preços. 

Vamos aos gráficos:

Evolução Patrimonial


Patrimônio segue crescendo graças ao aporte. Conforme dito acima a rentabilidade do mês foi negativa graças ao medo causado pelo corona vírus. 

Distribuição


Hoje a carteira tem 25,53 % em renda fixa (poupança mais Tesouro Selic),  53,89 em ações e 20,45 em FIIs distribuídos conforme o gráfico.

Renda Passiva


Apenas 9,26 de renda passiva. Fleury e Itausa pagaram, mas foi pouquinho já que meu patrimônio ainda é ridículo. A maior parte esse mês veio dos FIIs mesmo (5,98) 

Acho que por hoje é isso.

Só falta mil pros 10k!

Grande Abraço e até a próxima!

"É devagar, é devagar, é devagar é devagar devagarinho."





2 comentários:

Patrimonio Fevereiro 2024 (R$ 32.366,74 ; + 1,02%)

Fala pessoal. Tudo bem com vocês? Postagem curta só para fazer o acompanhamento do patrimônio. TODOS OS DADOS SÃO DO DIA 01 DE MARÇO TREINOS...